quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Felicidade

Felicidade está em alta. Saiba que depois de tantos encontros e desencontros com a vida, o ser humano tenta mudar o foco e entender o que o motiva a ser feliz. Já lhe ocorreu que o que consumimos são bens temporários, que a felicidade está nas coisas mais simples da vida? Pois é. Graças a Deus que a grande maioria tem conseguido sair do senso comum e se direcionar para outro caminho: o do bem-estar. Manuel Bandeira já seguia esse preceito - se apegar, com bom humor, às coisas simples da vida.
O que te faz bem? O que te deixa tão compenetrado, que se as horas passam como se fossem segundos? O que te deixa em estado de flow? Tenho certeza de que não tem nada a ver com dinheiro, cargos ou títulos.
A ciência iniciou há algum tempo pesquisas voltadas à subjetividade, às emoções e, consequentemente, à felicidade. Então, pode se concluir que já é um passo para o aprimoramento do nosso futuro como pessoas felizes.
Olhar e ver a paisagem que emoldura o quadro da nossa existência: o nascer do sol, os pássaros, a natureza, os filhos que nos foram confiados, a família que nos foi dada, os amigos que - como Shakespeare definiu muito bem - são a família que nos permitiram escolher.
Parafraseando Aristóteles, a felicidade é o bem-estar da alma, e é aí que entram os nossos esforços para encontrarmos o verdadeiro motivo de estar vivo: ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário